Faça arranjos durarem mais tempo. Para as flores ficarem fresquinhas, a receita é usar algumas doses de spray de brilho, à venda em lojas especializadas, seguidas de borrifadas de água.
Dê um jeitinho no jardim, porque cuidar das plantas é ainda mais gostoso quando os acessórios estão à mão e em seus devidos lugares. Para esta varanda, a paisagista Claudia Muñoz planejou nichos de cumaru, que ganharam vasos cerâmicos, ferramentas e orquídeas.
Use estampas floridas. O sofá de pátina branca com tecido de rosas é o destaque da varanda da designer Vanessa Guimarães, fechada com vidro e integrada à sala de estar.
Crie arranjos em lugares surpreendentes. Dá para usar um utensílio culinário, por exemplo. Para o escorredor de macarrão, a artista plástica Claudia Regina, do ateliê La Calle Florida, escolheu versões artificiais de papoula, ranúnculo e lavanda.
Espalhe vasinhos de flores pela casa. A designer de interiores Karina Arruda enfeitou a mesinha de ferro com um arranjo simples, que fez toda a diferença. Para completar o clima, a poltrona dos anos 1950 foi forrada com tecido estampado.
Escolha uma espécie para plantar em casa. Entre as opções está a Fuchsia hybrida (que deu nome à cor fúcsia), conhecida como brinco-de-princesa. Ela pode ser cultivada a pleno sol, em vasos e jardineiras.
As janelas ganham vida quando são enfeitadas com flores. A paisagista Olga Wehba incluiu a trepadeira jasmim-de-madagáscar ao redor do vitrô da cozinha. A espécie foi conduzida por fios de náilon. Sobre o parapeito, os vasinhos de barro trazem calanchoês coloridos.
Abuse das cores em casa. Se não quiser arriscar nas paredes, pinte os móveis. Neste projeto da designer de interiores Neza Cesar, a cômoda ganhou tom de turquesa e a cadeira, de rosa.
Aproveite a iluminação natural. Aqui, a paisagista Gabriela Pileggi Monteiro planejou as prateleiras de MDF na janela. As plantas escolhidas (véu-de-noiva, asplênio, espadinhas, carnívora nepenthes e minicactos) gostam de luz indireta e são de baixa manutenção.
Decore a parede com um quadro de tema floral. Neste cantinho da casa do arquiteto Leo Romano, a gravura colorida do artista Antonio Poteira mostra girassóis.
Fonte: Casa e Jardim.