Olá, tudo bem com vocês?
Hoje resolvi falar um pouco da famosa "Euphorbia Pulcherrima", nome científico do conhecido bico de papagaio, estrela de Natal ou poinsetia, é um arbusto pouco ornamental, mas que aos poucos ganhou espaço na decoração de Natal.
Esta planta apresenta-se de uma forma diferenciada e curiosa, pois o colorido que vemos e pensamos ser a flor é na verdade a folha modificada. As flores aparecem bem pequeninas na parte central. Dependendo do cultivo, suas folhas apresentam variações no tamanho, textura, formas e cores: vermelhos (mais comum), rosa, amarelo e branco.
Aprecia local com sol pleno e adapta-se como arbusto isolado ou em grupos atingindo até 4m. A rega deve ser regular e sem encharque, por isso, regue apenas quando notar que o solo está quase seco, sempre colocando o dedo na terra para verificar.
CURIOSIDADE:
Apesar da floração ocorrer no inverno, o bico de papagaio é muito procurado nas datas festivas. Como é possível? Alguns produtores cultivam as mudas com baixa luminosidade no viveiro, simulando dias de sol curto, como no Inverno. Desta maneira, a planta assimila estas características e floresce em diferentes épocas do ano.
ALERTA:
Como se trata de uma espécie tóxica, pois libera o látex ao ser podada, utilize luvas no manuseio para não causar alergias à pele. Mantenha fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.