3 de abr. de 2012

Suculentas


Mesmo sem quintal ou varanda, o seu jardim pode virar realidade em caixas, globos e onde mais a criatividade permitir. Os microjardins dispensam vasos pesados, difíceis de transportar, e permitem a injeção de plantas em qualquer canto da casa. Inspire-se:


O enfoque deste terraço são as plantas, ou melhor, o painel de madeira ripada, no qual vasinhos de suculentas foram dispostos aleatoriamente. Possibilitando a mudança dos vasos sem dificuldades. (Projeto de Ana Paula Galbi).


Cultivada em vasos de barro e floreiras de plástico, a coleção de suculentas tem mais de 15 anos e contorna os fundos da casa de Suzanne Seymour Burt

Dispostos nas prateleiras, os vasos com as espécies aromáticas continuam à mão na hora da culinária, mas receberam a companhia de plantas decorativas, como as suculentas, que trouxeram mais frescor ao espaço onde a família se reúne para as refeições.

Esta cobertura em São Paulo recebeu o projeto do paisagista Rodrigo Oliveira, que enfeitou a mesa de vidro com uma bandeja cheia de suculentas

O globo transparente chama atenção na mesa de centro, com um microjardim de cactos e suculentas. Autora da montagem, a designer de jardim Caroline Saccab Haddad Zakka, da Secret Garden, usou uma base de areia preta para encaixar os vasinhos plásticos.

O corredor, acessado da sala de jantar, chamava pouca atenção até a moradora ter a ideia de instalar os vasinhos com suculentas. Echevéria, ripsális e dedo-de-moça são algumas das espécies. As peças em forma de meia-lua quebram os 4m de altura do muro de concreto. (Projeto da paisagista Paula Magaldi).

Nem parece, mas este jardim fica na cobertura de um apartamento. Projetado pela paisagista Paula Magaldi, o espaço tem vasos com suculentas, em frente à bancada da churrasqueira.

Ao lado do aparador, os três vasos com bálsamo estão em um dos recortes no piso de madeira, acomodados em pedriscos. Esse tipo de suculenta é ideal para varandas, pois precisa de pouca água. No verão, deve ser regado a cada dez dias; já no inverno, quinzenalmente. (Projeto do paisagista Odilon Claro).

Um tacho de suculentas é uma boa sugestão para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas. Essas espécies são de fácil cuidado, podem ficar a pleno sol e necessitam de pouca água.

Resistente e prática, a suculenta vive com pouca luminosidade e rega controlada. No aparador, o paisagista Odilon Claro usou porta mantimentos, compoteiras, tampas e terrários como vasos. Uma camada inicial de carvão vegetal absorve a água a mais da rega, indispensável para a sobrevivência do arranjo.

Duas suculentas em caixas de vidro provam que até no lavabo é possível ter plantas. Na bancada, elas dividem a área com perfumeiros. “Primeiro são colocadas as cascas de pínus e, no centro delas, a suculenta com um pouco de terra e areia”, explica a paisagista Drica Diogo.


E aí, gostaram? Agora é só soltar a imaginação com estas ideias.


Fonte: Casa e Jardim