Dia das Mães é sempre uma data especial. Dia de homenagear a pessoa que lhe deu a vida. Pensando nelas, nos faz remeter a várias lembranças: os ensinamentos, as broncas, os castigos, os conselhos, as alegrias compartilhada, a mesa cheia no domingo, sem contar a memória gustativa, não é? Quem não gosta de uma "comidinha de mãe"? Por isso, estes temperos é perfeito para presentear nesta data tão importante. Um mimo, não acha? Abaixo explico como cuidar das mudinhas.
1) Hortelã - Menta sp
Partes utilizadas: erva.
Uso medicinal e culinário: uma das melhores plantas para enjôo. Digestiva, ajuda nos problemas respiratórios e é vermífuga. Na culinária pode ser usada em saladas, carnes, para temperar queijos, sopas frias, sucos e frutas.
2) Manjericão - Ocimum basilicum
Partes utilizadas: flores e folhas.
Uso medicinal: seu chá quente é ótimo contra atrasos do ciclo menstrual. É antiespasmódica, gastrite, calmante leve, dor de cabeça. Pode também ser misturado à água do banho contra stress.
3) Salsinha - Petroselinum sativum
4) Pimenta Malagueta - Capisicum frutescens
5) Cebolinha - Allium fistulosum
Nome popular: Cebola miúda, cebolinha-galega, alho grosso de espanha, alho mourisco, alho rocambole, alho espanhol.
Cultivo (Solo/Clima): Melhor adaptada ao solo bem drenado, por não suportar o encharcamento. Necessita de sol pleno. Tolera geadas pouco intensas. Pode ser cortada diversas vezes, rebrotando com facilidade e rapidez.
Uso medicinal: São usadas como tempero. Rica em vitamina C, antisséptico, boa para tosse, cardiotônico, cicatrizante, diurético, emoliente, estimulante, expectoriante, hipoglicemiante, laxativo.
6) Coentro - Coriandrum sativum
Cultivo (Solo/Clima): O coentro se propaga por sementes e depois da primeira semeadura ele vai nascendo espontaneamente. Produz melhor em solos ricos, bem soltos e drenados, com boa exposição solar. Não se dá bem com solos muito úmidos e ácidos, suas sementes demoram para amadurecer em solos com muito hidrogênio. Tolera bem tanto o calor como o frio, bem como curtos períodos de secas, mas não consegue competir com ervas daninhas, sendo sempre importante a eliminação destas para se obter sucesso em seu cultivo.
Partes utilizadas: Folhas e sementes.
Uso medicinal: O chá é usado para acalmar os males de estômago. As juntas doloridas e inchadas das doenças reumáticas podem ser aliviadas com compressas feitas com as sementes bem amassadas e misturadas com água fria ou com óleo essencial aquecido e bem massageado nas articulações. O chá tem efeito sedativo. Além de ser usado como tempero.
E para ter sucesso na sua hortinha, cuide bem dela inspecionando diariamente para não aparecer pulgões, cochonilhas e pulverizando com o substrato Biofert Universal (não precisa diluir) a cada 15 dias. Você pode encontrá-lo nos Gardens da sua região. Agora me digam, que mãe não adoraria ganhar um mimo deste? rs